Ademi-AL e UFAL realizam Curso de Capacitação em Planejamento e Controle da Produção na Construção Civil

Em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está realizando o Curso de Capacitação em Planejamento e Controle da Produção na Construção Civil, com base na Filosofia da Lean Production, que começou ontem, sexta-feira (06), na sede da entidade, em Maceió, e teve sua primeira etapa concluída na manhã deste sábado (07).

Estão participando deste curso engenheiros de empresas associadas à Ademi-AL: Uchôa Construções, V2 Construções, Record Planejamento, R.Pontes, Conenge, Firemam & Peixoto, Construart, Telesil e Construtora Rocha. O curso terá continuidade com a consultoria individual nas empresas, para todos os participantes.

O diretor de Responsabilidade Social da Ademi-AL, Ronald Vasco, recebeu os professores da UFAL e da UFRGS para a ministração do curso de Capacitação em Planejamento e Controle da Produção na Construção Civil

O programa de Planejamento e Controle da Produção na Construção Civil com base na Filosofia da Lean Production foi desenvolvido pelo Núcleo Orientado pela Inovação da Edificação (NORIE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo Laboratório de Estrutura e Materiais (LEMA), do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (CTEC/UFAL). O objetivo desse curso é capacitar as empresas do setor da construção civil, com base na implementação de um conjunto de conceitos, métodos e técnicas da Produção Enxuta (Lean Production).

Carlos Formoso, professor do NORIE/UFRGS, veio a Maceió para ministrar esse curso. Para ele, o planejamento é importante para evitar desperdícios na obra e diminuir custos. “Nos últimos anos, o mercado da construção civil cresceu e evoluiu muito no Brasil, acompanhando o desenvolvimento tecnológico do país. Mas, veio a crise econômica, provocando uma desestabilização no setor, que foi um dos mais atingidos. Agora, os empresários já perceberam que a crise está indo embora e eles precisam se preparar para voltar a produzir como antes. Sendo assim, fazer esse planejamento para controlar a produção será fundamental para enfrentar os desafios que virão”, aponta.

A professora Adriana Weber ao lado do professor Carlos Formoso

De acordo com o professor Formoso, a implementação do Projeto de Sistema de Produção (PSP) precisa respeitar o sequenciamento de atividades, como a aplicação da linha de balanço, o planejamento dos fluxos de materiais e pessoas, a definição do tamanho do lote e o dimensionamento das capacidades. “A partir do PSP, pretende-se definir o ritmo dos processos-chaves, como elemento norteador do avanço físico da produção. Para isso, será preciso aplicar conceitos avançados, tais como a redução do tamanho do lote, a redução do trabalho em progresso e o aumento do efeito aprendizagem. Isso resultará em aumento da produtividade e eficiência nas empresas do ramo da construção civil”, explica.

As aulas teóricas foram realizadas no auditório da Ademi-AL

Adriana Weber, professora do CTEC/UFAL, com mestrado e doutorado no NORIE/UFRGS, é a responsável pela implementação desse curso de capacitação em Maceió. Ela ressalta a importância da parceria entre a UFAL e a ADEMI-AL. “Essa parceria é essencial como forma de capacitar os engenheiros com mais conhecimento e novas técnicas, como também é uma oportunidade da Universidade entender como que o mercado está funcionando e assim melhorar a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho”, destaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *