20 de outubro de 2017

Construtoras associadas à Ademi-AL participam de projeto que capacita pessoas com deficiência para o mercado de trabalho

A inclusão profissional de Pessoas Com Deficiência (PCD’s) é uma das diretrizes que devem ser assumidas pelas empresas que vestem a camisa da responsabilidade social. O Projeto Construir nasceu justamente para ajudar empresas e PCD’s nesse processo de interação, a partir do qual vem a contratação. Atendendo a uma solicitação do Ministério do Trabalho, o Senai Alagoas desenvolveu, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Projeto Construir, que é realizado em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) e o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL).

De acordo com Élida do Nascimento, pedagoga do Senai, o Projeto Construir tem o objetivo de capacitar pessoas com deficiência para inseri-las no mercado de trabalho. “O Projeto Construir tem 3 modelos de curso, com duração de dois anos cada curso. As aulas são intercaladas entre teoria e prática. Primeiramente, as aulas teóricas e práticas são realizadas aqui o Senai, depois, os alunos passam por um período de estágio nos canteiros de obras das construtoras parceiras do projeto. Ao final desse período, os alunos voltam para as aulas no Senai. Quando terminam outro módulo, voltam para a prática nos canteiros de obras. E assim sucessivamente até o final do curso”, explica.

Jubson Uchôa, presidente da Ademi-AL

Para o presidente da Ademi-AL, Jubson Uchôa, o Projeto Construir é, antes de tudo, um projeto social, trata-se da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “O Senai desenvolveu este projeto, em parceria com o INSS, e nós da Ademi-AL, junto com o Sinduscon-AL, estamos ajudando a colocá-lo em prática, treinando e capacitando PCDs. Trabalhar a autoestima dessas pessoas é um ponto importante neste contexto, pois elas passam a se sentir produtivas e felizes. É uma satisfação muito grande ver o resultado sendo alcançado”, enfatiza.

Élida do Nascimento ressalta a importância do Projeto Construir para as pessoas com deficiência, porque a grade curricular e a metodologia de ensino são totalmente adaptadas para atender as necessidades específicas de cada aluno. “Nós trabalhamos a autoestima dessas pessoas, que passam a se enxergar como cidadãos que têm direito ao trabalho digno e são plenamente capazes de desenvolver diversos tipos de atividades. Temos alunos com deficiência física, motora, visual, auditiva e intelectual”, destaca.

Dezoito construtoras associadas à Ademi-AL aderiram ao Projeto Construir: Uchôa Construções, V2 Construções, Contrato Engenharia, Construtora Humberto Lobo, Construart, Cerutti Engenharia, Construtora Sauer, Construtora B.Santos, Moura Dubeaux, Borges Santos, Construtora Colil, Arquitec, Cony Engenharia, Telesil Engenharia, Enengi, Conenge Engenharia, Engemat e Lares Construções.

A pedagoga Élida do Nascimento (de óculos), ao lado dos instrutores do Projeto Construir: Weverton Guilherme Silva, André Nascimento e Manuela Galindo

O Projeto Construir disponibiliza os seguintes cursos: Educação para o Trabalho, Pedreiro de Alvenaria, Pedreiro de Alvenaria Estrutural, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Gesseiro, Pintor de Obra, Impermeabilização de Estruturas, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Almoxarife de Obras, Operador de Guincho, Operador de Grua, Auxiliar de Operações Logísticas, Assistente Administrativo, Saúde e Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional, Ações em Emergências, Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, Ações Educativas em Saúde e Segurança do Trabalho.

20 de outubro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *