Aproximadamente 200 pessoas participam do I Seminário do Cipeiro no auditório do Norcon Empresarial que destaca importância da segurança nos locais de trabalho

Foi realizado nesta quarta-feira, 28, no Auditório do Norcon Empresarial, o I Seminário do Cipeiro, com a participação de aproximadamente 200 pessoas, uma iniciativa da ADEMI-AL, com patrocínio de O Borrachão e apoio do Sinduscon, CREA, CRECI e os Prevencionistas, este formado por engenheiros voltados à segurança do trabalho. O evento apresentou palestras e cases relacionado ao tema.

O juiz do Trabalho, Nilton Beltrão abordou aspectos civis e criminais envolvidos nos acidentes de trabalho, as responsabilidades compartilhadas entre patrões e empregados nessas ocorrências, dependendo de cada circunstância. Alertou para a importância da prevenção.

O presidente da ADEMI-AL, Jubson Uchôa Lopes, destacou a importância de iniciativas promovidas pela entidade no sentido de elevar a qualificação dos colaboradores, dando como exemplo esse seminário. Uchôa disse que novos eventos ocorrerão durante o ano na área técnica.

O diretor de Responsabilidade Social da ADEMI, Ronald Vasco Jr. lembrou que o seminário decorreu dos debates verificados nas reuniões de Engenharia promovidas pela ADEMI com engenheiros das empresas associadas, de onde surgiu a ideia de um encontro de “cipeiros”, isto é, de integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes das empresas associadas à ADEMI e ao Sinduscon.

Dois cases foram apresentados na primeira metade do seminário, o primeiro por técnicos de segurança da V2 Construções, abordando iniciativas prevencionistas nos locais de trabalho visando evitar acidentes com simples medidas de solução de problemas. A equipe da Cerutti Engenharia abordou o case de conscientização de integrantes das CIPAS quanto à importância e à responsabilidade envolvida em suas atividades.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Edvaldo Nunes, em sua palestra “O Cipeiro e suas atribuições no ambiente de trabalho”, abordou aspectos técnicos e práticos da atividade dos integrantes dessas comissões. Apresentou casos concretos, sugerindo criatividade e ações positivas que podem tornar mais efetivas a participação nas Cipas.

O último case foi apresentado pela Telesil, voltado também para a segurança no ambiente de trabalho com vistas à preservação das condições de segurança desses ambientes e a saúde dos colaboradores. No final do seminário houve sorteio de brindes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *