Orla de Maceió é palco do VII Passeio Ciclístico da Construção Civil

Evento ocorre anualmente com intuito de estimular o uso seguro da bicicleta como meio de transporte

Porllanne Santos

Com muita disposição e animação os colaboradores da construção civil saíram pela orla marítima de Maceió na realização do VII Passeio Ciclístico da Construção Civil na manhã deste sábado (9). O evento, que é uma realização da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Alagoas (Sinduscon/AL), teve a concentração no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, com o percurso até a Praça Multieventos, na Pajuçara, retornando ao ponto de partida.

Instigados a refletir sobre os benefícios que a troca do transporte automotivo pela bicicleta causa ao meio ambiente e à saúde, os participantes do evento tiveram, ainda, a oportunidade de desfrutar de um delicioso café da manhã e de serviços de aferição de pressão arterial, ginástica laboral e massagem. Ao final do evento houve apresentação do grupo teatral do Sesi, sobre a paz no trânsito, e sorteio de brindes.

Satisfeito com a iniciativa, o pedreiro Leandro Barros levou os dois filhos, Izabelle Barros, de sete anos, e Miqueas Barros, de 6, para aproveitarem a manhã de sábado entre família. Ele, que utiliza a bicicleta como meio de transporte para ir trabalhar, falou da importância da realização de eventos como este. “É muito importante que este estímulo seja feito, pois muitos de nós usamos a bicicleta para ir trabalhar e é bom que tenhamos a consciência do bem que isto causa à saúde e ao meio ambiente. Eu mesmo já vim do Ouro Preto para cá de bicicleta com meus filhos, e vou cumprir o percurso com eles, na garupa!”, contou, entusiasmado.

Antes de saírem para cumprir o percurso, representantes do Detran de Alagoas e da Associação Alagoana de Ciclismo (AAC) deram palestras e instruções de como conviver em segurança no trânsito, utilizando a bicicleta.

O diretor de Responsabilidade Social da Ademi-AL, Ronald Vasco destacou a importância da realização do Passeio. “Nós convidamos a todos os nossos colaboradores para refletirem sobre o meio ambiente e bem estar de todos, mas, além disto, para que possam ter consciência sobre seus direitos e deveres no trânsito, visto que muitos trabalhadores da construção civil utilizam a bicicleta como meio de transporte para trabalhar”, destacou.

Há dez anos utilizando a bicicleta para este fim, Thiago Alves faz parte da AAC e fala da necessidade de estar sempre muito bem sinalizado para evitar acidentes. “Eu vou ao trabalho, diariamente, de bicicleta, pegando o trânsito da Via Expressa. Nunca sofri nenhum acidente neste percurso, mas já presenciei vários, e sei o quanto é importante estarmos sinalizados e utilizando todos os equipamentos de segurança, além de debatermos a temática do trânsito seguro”, declarou.

O presidente do Sinduscon/AL, Alfredo Breda, também destacou a importância do Passeio Ciclístico da Construção Civil. “O evento tem que se perpetuar. Este foi maior do que o do ano passado e eu espero que, no ano que vem, ele ganhe ainda mais força. Para isto, vamos fortalecer as parcerias e programar algo ainda maior”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *