ADEMI conduz a qualificação tecnológica da construção civil alagoana

Entidade tem presença marcante nos foros decisivos para o desenvolvimento do estado

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas – Ademi-AL congrega 48 construtoras, 09 imobiliárias e 09 sócios-colaboradores, totalizando 66 associados entre as mais representativas empresas desse segmento em Alagoas.

Outro item da pauta da ADEMI é sua presença institucional como importante parceira das grandes iniciativas urbanas ligadas a Maceió, onde a entidade atua. Seus representantes, através de Comissões Técnicas, têm presença em foros diversificados onde se debatem questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e aspectos ambientais do estado.

 Ao completar 41 anos de existência, a ADEMI se destaca como uma entidade empresarial moderna que busca a eficiência da construção civil alagoana, admitindo novos procedimentos tecnológicos, que trabalha a qualificação de seu pessoal, tanto engenheiros como os demais colaboradores, além do fato de atuar no sentido da segurança do trabalho em seus canteiros de obras e quanto à preservação do meio ambiente.

A entidade tem participado de vários programas na última década visando a qualificação técnica do setor da construção civil imobiliária, através de parcerias com o Sebrae, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas – Fiea (Sistema Sesi/Senai), Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas – Sinduscon, Universidade Federal de Alagoas – Ufal, com a preocupação permanente de qualificação de recursos humanos, visando prepará-lo para os desafios surgidos com a introdução de novos procedimentos tecnológicos nos canteiros de obras.

Esse esforço de modernização da Ademi-AL em nível produtivo tem sido complementado com ações no âmbito do meio ambiente. Em atenção à Resolução 306 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, a Ademi-AL tem desenvolvido iniciativas para reduzir o desperdício de resíduos sólidos nas obras. Essas iniciativas visam aumentar a eficiência econômica da atividade como um todo e reduzir a agressão ao meio ambiente.

Numa relação estreita com Maceió, a Ademi-AL tem participado ativamente de todos os fóruns de debate sobre a cidade. A entidade teve presença destacada nas discussões que levaram à elaboração do novo Código de Edificações e Urbanismo, assim como do novo Plano Diretor da capital alagoana. Seus representantes têm assento no Conselho Municipal do Meio Ambiente, o que traduz o reconhecimento ao papel que a Ademi-AL tem tido em relação às questões que envolvem a qualidade de vida em nossa capital.

A Ademi-AL tem tido uma política marcante no campo social. Através de sua Comissão de Responsabilidade Social a entidade adotou programas em parceria com instituições públicas e privadas, buscando agregar mais bem-estar a seus colaboradores. Palestras contra o alcoolismo, campanhas de vacinação, de tratamento odontológico, de doação de sangue e de alfabetização estão entre essas iniciativas. No campo cultural, a entidade vem realizando, com sucesso, eventos como o Trabalhador no Teatro e Cinema na Obra. O apoio da entidade a instituições beneficentes como a Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas – APALA, tem merecido o reconhecimento da comunidade. Este ano, a Ademi-AL recebeu o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, concedido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), à qual é filiada, por suas realizações dos últimos dois anos na área social.

A entidade é promotora do mais prestigiado evento do calendário empresarial de Alagoas, o Prêmio Master Ademi – que comemorou a sua 24ª edição em 2021 – que contempla, anualmente, os melhores projetos realizados por empresas associadas. Ao levar em conta uma série de itens, entre os quais beleza arquitetônica, funcionalidade, avanços tecnológicos, proteção ao meio ambiente, segurança jurídica, entre outros, o Prêmio Master se converteu num certificado de qualidade para as empresas. O selo do Prêmio Master tornou-se um referencial de prestígio junto aos consumidores, graças à credibilidade da Ademi-AL.