20 de novembro de 2018

Cuidados com a saúde chegam aos canteiros de obras

Projeto Outubro Rosa e Novembro Azul tem por objetivo conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de doenças

 

Com o objetivo de estimular os cuidados com a saúde para homens e mulheres trabalhadores da construção civil, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon/AL) e com o Sesi Alagoas, está realizando a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul , nos canteiros de obras de empresas associadas. A ação teve início no dia 1º de outubro e vai até o dia 30 de novembro.

Nesta terça-feira (20) a construtora que recebeu a esquete teatral da equipe do Sesi foi a Engenharq. A apresentação repassaou informações valiosas, de forma lúdica e didática, aos mais de 300 trabalhadores da obra Gran Jardim, no bairro Cidade Universitária. “Nós conseguimos ter esta sensibilidade de entender os resultados que ações como estas trazem para os canteiros. Nós repassamos conhecimentos para que nossos trabalhadores possam cuidar o seu maior bem: a saúde e, desta forma, a empresa cuida do seu maior patrimônio: seus colaboradores”, disse Cícero Ferreira Júnior, engenheiro de Segurança do Trabalho da Engenharq.

Entendendo bem o recado passado pela equipe do Sesi, o pedreiro José Pereira dos Santos, de 55 anos, ficou atento às recomendações e classificou a ação como um despertar. “É muito importante repassar estas informações. Esta ação é como acordar a gente de um sono, quando a gente está atrasado, passando da hora, e alguém vem e nos desperta”, explicou.

Quando indagado sobre o preconceito a respeito do exame do toque, José Pereira foi categórico ao informar que o que importa é a saúde. “Eu já cuidei da minha saúde, fiz exames de rotina e vou fazer os exames preventivos de câncer de próstata, nem quero saber de vergonha nem de medo, o que importa é a minha saúde”, afirmou, explicando que ainda vai incentivar seus companheiros de trabalho a fazer o mesmo. “Tem um colega meu, do mesmo alojamento, da mesma idade e eu já o convenci de que este ano é isso o que nós vamos fazer: os exames preventivos deste câncer”, concluiu.

As serviços gerais, Alexsandra da Silva, de 38 anos, e Maria Selma, de 39, também estavam atentas às apresentações. Para elas, a máxima “prevenir é melhor do que remediar” deve ser levada a sério. “Eu já havia até esquecido de fazer meus exames e esta ação acabou me lembrando. Vou fazer o quanto antes”, garantiu Alexsandra, emendada pela amiga. “Estou tirando todas as dúvidas que eu tinha e, quando chegar em casa, farei o autoexame”, finalizou.

 

Ao todo, 22 empresas aderiram à campanha. Até o dia 30 de novembro a ação deve percorrer 39 obras, levando informações a aproximadamente três mil trabalhadores da construção civil.

20 de novembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *